Criança e dentista: uma relação para sempre

medo-de-dentista-pode-ser-passado-pelos-pais
Os hábitos de higiene pessoal como o banho e os cuidados com a saúde bucal devem ser formados ainda na infância e se perpetuarem pelo resto das nossas vidas. É realmente importante que a criança se familiarize com ambos para ter uma vida saudável.

Mesmo que os dentes só surjam a partir dos seis meses de idade, a gengiva do bebê deve ser cuidada, e a partir do nascimento do primeiro dente de leite, o bebe deve visitar o dentista para que os pais recebam as orientações de como realizar a higienização da boca do seu filho.

Em geral, as crianças são colaborativas a partir dos 2 anos e meio, mas é muito importante que, nesta idade, o profissional que os atenda seja um odontopediatra, elas podem dar trabalho ou chorar por isto ele é o mais capacitado para cuidar da saúde bucal das crianças, já que tem técnicas especiais para faze-lo sem criar traumas ou deixar que o problema se agrave.

Este ponto é de extrema importância para não gerar traumas que podem durar pelo resto da vida, assim como é importante, também, não falar perto de crianças sobre tratamentos difíceis ou dolorosos aos quais os pais ou alguém da família tenha se submetido, ou sobre experiências negativas que possam ter ocorrido no dentista.

É muito importante, também, não ameaçar as crianças com o dentista, como forma de punição quando ele não seguiu alguma ordem dos pais, isto pode criar um trauma na criança que verá o profissional como carrasco pelo resto da sua vida.

É normal que muitas crianças apresentem medo no consultório odontológico, porém, cabe aos pais o papel de incentivar a visita ao dentista e, principalmente, desmistificar o medo dele. Esse é o primeiro passo para uma vida com saúde bucal.

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×