Relato de um caso clínico.

Sabemos que a vaidade nos move, queremos estar sempre bem arrumadas, com cabelo, maquiagens, unhas e uma infinidade de outros cuidados se for mulher ou cabelo e barba feitos se for homem, entretanto a nossa saúde bucal deixamos sempre para depois.

E por quê?

Porque se o nosso problema está no último dente da mandíbula, aquele que ninguém vê, ou se a nossa gengiva sangra ,mas “só” quando escovamos, postergamos o máximo que podemos.

Hoje vou contar a historia de uma paciente na casa dos cinquenta anos, 1.75m de altura, muito bonita, sempre bem arrumada, com cabelo cumprido da cor preto e com um brilho bonito de se ver.

Ela veio ate a DOMO ODONTOLOGIA buscando, claro, procedimentos de estética.

Queria começar pelo clareamento para continuar depois por facetas e outros tratamentos na linha da estética.

Ate aqui tudo normal, são cada vez mais pacientes buscando ficar com dentes brancos e sorriso de dar inveja.

Mas quando olhei clinica e radiograficamente o seu caso fiquei arrasada.

Os dentes da mandíbula estão com uma perda tão severa de osso que estão moles.

Agora eu gostaria de saber como alguém que pressa tanto à beleza chega a este ponto de estar em perigo de perder os dentes por doença periodontal?

Porque você não vê ou não quer ver o que acontece na sua boca?!

Porque achamos que não tem problema e que com um tratamento “simples” de “limpeza” os dentes vão continuar firmes, porque achamos que os dentes “não vão cair assim tão fácil”.

Então vamos fazer algumas comparações para vocês poderem visualizar melhor o que acontece na boca desta paciente.

Sabemos que a nossa gengiva é a nossa pele na boca, então vamos comparar a gengivites com uma ferida nela, que sangra, fica roxa, inflamada, dói, tem secreções e ate pus.

E o que nos fazemos no caso de ter uma ferida nestas condições na pele?

Ficamos preocupados com o que pode ser, e pior, ficamos com vergonha das pessoas porque temos uma ferida na pele que não sara nunca, que tem secreção e ate pus e que pode ser contagiosa, entramos em desespero e então, corremos ao dermatologista.

Entretanto quando é na nossa boca que acontece exatamente a mesma coisa, temos uma “ferida” que sangra, que não sara nunca, que dói e que pode ter as mesmas secreções e pus que a da ferida na pele, mas “não” vemos, e as pessoas que nos rodeiam também não, ficamos pensando na estética.

Não se engane!

Gengiva sangrando, roxa, inflamada e com secreção é gengiva doente!

Está com problemas sérios!

No caso da nossa paciente ensinamos que não existe beleza sem saúde que ela deveria conquistar em primeiro lugar, a saúde, e pensar na estética depois.

Ela entendeu e é o que estamos fazendo.

 

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×