Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

Um caso típico do Pronto Socorro: dor por gengivite

Categoria: Clipping

A nossa gengiva e um tecido mole que tem por função a proteção do osso, quando sadia ela tem uma coloração rosa pálido, não sangra nem doe.

Nesta semana veio ao Pronto atendimento da Domo Odontologia uma jovem de 18 anos com dor na gengiva na região dos dentes posteriores superiores esquerdos e segundo relatos da mesma “a dor estava se espalhando para o lado direito também”.

Ao fazer o exame clinico nos deparamos com uma gengiva roxa em toda a boca, muito inflamada ao ponto de estar quase cobrindo os dentes posteriores e a região dos anteriores também, com tártaro de anos sem limpeza na região dos anteriores inferiores.

Ao falar para a paciente se sangrava ao escovar ela nos disse que não, ou seja, não esta escovando nada.

Explicamos para ela a técnica de faxina bucal que o Professor Carlos Alberto Dotto nos relata no seu livro de higienização e mostramos a diferença entre simplesmente escovar e fazer uma faxina aonde todas as cinco caras do dente devem ser limpas.

Explicamos também que uma faxina não se faz com uma escova somente, se faz com fio ou fita dental, escovas interproximais quando o espaço assim o permitir, com escovas de um tufo só chamadas de unitufo, com escova de cerdas macias e cabeça pequena e que naturalmente a gengiva deve ser limpa também assim como a língua.

Explicamos que o fato dela usar enxaguatórios bucais não vai contribuir para a sua saúde bucal se ela não escovar os dentes e gengiva na forma correta.

Explicamos que se ela não tomar providencias esta doença pode evoluir para uma mais agressiva ainda chamada de Periodontite que neste estagio já compromete a sustentação do dente pela reabsorção óssea que provoca.

Espero sinceramente que tenha entendido.

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ligue (11) 3073-0010
Domo Odontologia