Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

Como pode acontecer uma fratura dentária.

Categoria: Clipping

A fratura dentária pode ocorrer por traumas como colisões, quedas, acidentes em praticas desportivas, estresse que nos faz apertar exageradamente os dentes ou com o bruxismo, ou ate mesmo mordendo coisas duras como caroço de azeitona ou milho de pipoca.

Qualquer um dos exemplos acima pode ocasionar fratura de parte do esmalte, fratura de coroa e raiz dental ou fraturas que comprometam a polpa dentária.

Em geral os traumas que provocam a fratura de um elemento dentário são muito fortes e geralmente comprometem a vitalidade pulpar.

Se a batida foi nos dentes anteriores e estes chegaram a sair do seu alvéolo é praticamente certo que este dente terá que ser tratado endodonticamente.

Muitas vezes o paciente não aceita, num primeiro momento, o fato de ter que abrir um dente integro, entretanto com o passar dos dias as dores começam assim como o inchaço na gengiva mostrando um comprometimento da polpa  e dos tecidos periodontais.

E recomendado sempre fazer um estudo detalhado do dente com tomografias antes de propor qualquer tipo de tratamento já que o que poderá ser feito depende do estado da fratura ou fissura do dente.

Existem situações onde um dente que tenha tratamento de canal ao fraturar o faz no meio do dente ou em bisel, porem sendo a fratura profunda o dente geralmente está condenado.

Entretanto as fraturas de dentes hígidos por bruxismo também são uma realidade que nesta época de grandes tensões, estamos vendo com muita mais frequência.

Se você tem bruxismo ou apertamento dentário é recomendado usar placa miorrelaxante para evitar o ranger dos dentes que pode levar a fratura.

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ligue (11) 3073-0010
Domo Odontologia