Um caso real de dor de cabeça e pescoço por um canal mal realizado.

Seguindo com o tema de tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, vamos relatar hoje o caso de um paciente do sexo masculino de aproximadamente 40 anos que veio até a Domo Odontologia por dores de cabeça muito fortes e que em algumas ocasiões, chegava até doer o pescoço.

Ele tinha ido a médicos neurologistas, mas depois de vários estudos feitos não encontraram nada que pudesse significar que a dor estava associada a problemas neurológicos.

Decidiu então fazer uma consulta ao oculista, o que também se mostrou infrutífero e ao otorrino já que poderia ser ouvido, da mesma forma que os anteriores o exame não apresentou nenhum problema.

Entretanto neste último profissional a indicação foi para visitar um dentista.

Neste momento as dores eram agudas e constantes e ele não sabia mais o que fazer.

Chegou ao plantão da Domo Odontologia e a primeira coisa que fizemos, foi tirar uma radiografia panorâmica para saber o que poderia estar acontecendo.

Neste momento detectamos um molar inferior com tratamento de canal já realizado, com uma rarefação óssea apical muito grande, com um núcleo metálico e uma coroa de cerâmica completando o tratamento.

Explicamos a ele que provavelmente este dente estaria provocando as dores de cabeça e pescoço que ele estava sentindo.

No primeiro momento ele ficou receoso que o motivo seja um tratamento de canal mal realizado, mas as dores eram tão intensas que decidiu arriscar, afinal o caminho recorrido foi longo e as opções eram poucas.

Para realizar o tratamento tivemos que retirar a coroa de cerâmica, mais conhecida como porcelana, tirar o núcleo metálico, que é o ponto decisivo para saber se o tratamento terá êxito, porque às vezes o núcleo dentro do canal pode quebrar a raiz do dente onde ele está cimentado.

Depois de todos os procedimentos iniciais realizamos o retratamento de canal e depois de obturados deixamos o dente sem colocar coroa ou núcleo por aproximadamente três meses, neste tempo o molar ficou com uma restauração em resina para proteger os canais.

Após a realização do tratamento endodôntico as dores de cabeça passaram como por um passe de mágica, o paciente estava incrédulo e ficou esperando pela dor.

Não voltou nos três meses de espera e os controles de 45 dias mostraram que o tratamento já dava sinais de grande melhora.

Após os 90 dias e com os controles de formação óssea na região comprometida, realizamos a confecção de um novo núcleo e de uma coroa em resina acrílica provisória.

O paciente está sem dor desde então e agora acredita que deveria ter uma relação mais forte entre os médicos e os dentistas, para evitar que casos como o dele se prolonguem sem diagnostico por muito tempo.

Se você tem dores misteriosas ou conhece alguém que este numa situação parecida venha até a Domo Odontologia e faça uma consulta, tenho certeza que vamos conseguir resolver o seu problema.

 

Clínica e Atendimento 24 horas.
Av. Rebouças, 2907 – Pinheiros, São Paulo, SP
f: (11) 3073-0010 – 3062-8355 ou WhatsApp (11) 98555-0170
https://domoclinica.com.br

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×