A minha gengiva sangra, e agora?

Antes de responder a pergunta do titulo, que tal a gente conversar sobre o que é a nossa gengiva, qual é o seu papel dentro da boca, como a podemos cuidar e principalmente como a podemos limpar.

A gengiva cumpre um papel fundamental na cavidade bucal: ela protege o osso, ou seja, ela pode ser comparada a nossa pele já que as duas são mecanismos de proteção.

Entretanto podemos dizer que nem sempre a cuidamos como deveríamos, ou porque não sabemos ou porque não lhe damos a devida importância, até que um belo dia ela se inflama, dói e sangra.

Ao escovarmos os dentes entramos em pânico, ao ver que a gengiva sangra mais ainda e então, instintivamente deixamos de usar a escova adequadamente, acreditando que a estamos machucando e provocando um mal maior.

ERRO!

Ela está inflamada justamente porque está coberta de bactérias que estão acumulando toxinas nocivas, e formando colônias a cada 24 horas em cada um dos dentes, produzindo o biofilme que serve de base para o deposito de cálcio e a sequencia dele: o calculo ou tártaro.

Nesta situação, quanto menos escovar, mais ela vai ficar inflamada e mais doerá. Em casos agudos a dor chega a ser tanta que às vezes não conseguimos nem falar, porque o atrito dos lábios, língua e bochechas provocam dor e sangramento, causando grande incomodo.

Neste momento torna-se necessário a atuação de um dentista para orientação sobre higienização dos dentes e gengiva, fazer uma limpeza completa dos dentes com raspadores manuais e ultrassônicos e polimento, lembrando que em alguns casos torna-se necessário o uso da anestesia local, caso contrário, inviabiliza-se a eficácia adequada do tratamento.

Um dado importante que devemos ter em mente é que: a gengiva sadia não sangra e não dói.