A Importância de conhecer a cavidade bucal – Parte 1

Sempre que falamos ou pensamos em odontologia o nosso cérebro nos remete para a sensação de dor, de barulhos estranhos, agudos, incômodos, a cheiros que nos levam a visualizar mentalmente um hospital, é claro, a tão famosa agulha da anestesia que só de pensar ficamos apavorados.

Sendo assim é claro que a ida ao dentista não é um dos melhores lugares para visitar, não é mesmo?

Entretanto vou propor outra forma de ver a odontologia e vou mostrar como.

Vamos pensar primeiro onde fica a nossa boca? O que temos dentro da nossa boca? Para que servem os dentes? Por que temos saliva na boca? Para que serve a saliva?  De onde sai à saliva? E a língua? Qual é a sua função? Temos músculos na boca? Para que servem? Porque a dor de dente é tão aguda?  E a gengiva? Qual é o papel dela no universo bucal?

Vamos responder a primeira pergunta: a nossa boca fica no lugar mais importante do corpo A CABEÇA!

Ela faz parte do complexo sistema que é o crânio humano, este se divide em duas partes, a parte anterior que corresponde à face e a posterior a nuca. Todos os órgãos sensoriais inseridos em cavidades formadas pela própria estrutura óssea cefálica ligam-se por nervos ao cérebro que traduz as sensações e percepções recebidas registrando- as na memória.

A palavra cabeça é usada com o sentido de primazia, de maior importância, é a parte mais elevada do corpo humano e é por ela que nos percebemos o que nos rodeia através dos sentidos e é ,neste contexto, que a boca se localiza.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ela, por exemplo, sobre o nervo que irriga os nossos dentes e as nossas mucosas e que provoca uma das dores mais agudas do corpo humano. Ele é o NERVO TRIGÊMEO ou V par de nervos cranianos. Chamado assim porque tem três ramificações:

  • O ramo oftálmico que acompanha os olhos
  • O ramo maxilar que acompanha todo o maxilar superior
  • O ramo mandibular que acompanha todo o maxilar inferior.

E um nervo com função mista sensitiva e motora com predomínio da função sensitiva, controla principalmente a musculatura da mastigação e a sensibilidade facial.

O nervo Trigêmeo sai de dentro do tronco encefálico, região muito importante do corpo porque liga o cérebro a medula e é dessa área que se propagam todos os nervos cranianos.

A dor, que este nervo produz em casos de neuralgia, beira o insuportável e apesar de curta duração pode se repetir ao longo do dia e em alguns casos por muitos anos.

A dor de dente é uma das suas manifestações, mas a neuralgia do Trigêmeo pode atingir outros pontos da região anterior da cabeça como testa, maxilar e mandíbula.

A incidência da neuralgia do Trigêmeo é mais registrada em idosos e entre eles em diabéticos ou com doenças vasculares.

Nos próximos capítulos iremos contando a vocês o PORQUÊ devemos cuidar da nossa saúde bucal e ai sim você poderá entender e selar pela sua saúde bucal.

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×