Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

A Importância de conhecer a cavidade bucal Parte 2

Categoria: Clipping

Na primeira parte do tema título falamos, resumidamente, sobre onde está localizada a cavidade bucal e a seu sistema de irrigação nervosa.

Este tema é muito importante para saber o porquê à dor de dente e tão intensa e aguda que beira o insuportável.

Devemos entender também que o tronco nervoso que irriga os maxilares se origina no cérebro e que tudo na cavidade bucal esta perto dele, dai a necessidade de manter uma saúde bucal adequada e condizente com a importância que lhe corresponde.

Nesta segunda parte e continuando com a ideia de conhecer a nossa boca vamos falar sobre como ela esta composta.

A nossa boca é o início do sistema digestivo onde os dentes, a língua, os músculos das bochechas, o palato mole e o palato duro, as glândulas salivares e o assoalho bucal transformam os alimentos em um bolo alimentar que chega ao estômago, onde será digerido, através do esôfago.

Todo este complexo sistema alimentar que nos mantém vivos vai depender da qualidade da nossa mastigação e da correta função de todos os órgãos que a compõem.

Os dentes são estruturas duras e calcificadas que na dentição decídua estão em numero de 20 e na permanente de 32, eles se dividem em dentes anteriores e posteriores divididos em duas arcadas: a superior ou maxila e a inferior ou mandíbula.

Cada um deles tem uma função diferente, os dentes anteriores ou incisivos servem para cortar, os caninos ou presas para rasgar junto com os pré-molares e os molares para triturar.

Os dentes tem a função de cortar os alimentos em pequenos pedaços e junto com a língua preparam o alimento para a digestão por meio da mastigação misturando-os a saliva o que ira facilitar a futura ação das enzimas.

A saliva e produzida por três pares de glândulas salivares, diariamente um litro de saliva é produzido principalmente durante as refeições. A produção é um ato reflexo estimulado pelo sabor, aroma ou pela visão do alimento.

A nossa língua é um músculo grosso responsável pelo sentido do sabor através das dezenas de papilas gustativas que se distribuem na sua superfície dorsal, entretanto a sua distribuição não é homogênea. Podemos identificar quatro sabores: o amargo, o doce, o ácido e o salgado.

Outra função muito importante da língua é a deglutição ou o ato de engolir o alimento empurrando-o em direção a garganta para que seja engolido.

Uma função fundamental da língua junto com os dentes é a de nos permitir comunicar-nos articulando a linguagem.

Os dentes por sua vez têm mais uma função importantíssima: a de nos permitir relacionarmos através do sorriso mostrando assim os nossos sentimentos para os nossos semelhantes.

O fato de termos os dentes com algum tipo de problema ou em casos onde eles não estão presentes na boca nos deixa “desprotegidos” e incomodados com a situação, pois uma das máximas da sociedade moderna é cuidar da nossa aparência e saúde.

Podemos ate mudar a nossa personalidade quando não temos algum dente da frente, ou quando a nossa gengiva sangra, ou quando a nossa dentadura cai ao falar, sorrir ou comer em publico ou pior, quando temos mau hálito.

Hoje não é mais aceita a máxima de que ao chegar à terceira idade é justificável a falta de dentes. Os avanços tecnológicos e científicos em cada área da sociedade fez com que mudassem alguns conceitos tidos como certos e a perda dos dentes é um deles.

Chegar à terceira idade com nossos dentes deve ser um conceito de saúde que devemos inculcar aos nossos filhos porque os nossos dentes são para sempre, eles nascem e morrem conosco.

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ligue (11) 3073-0010
Domo Odontologia