Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA NA VIDA HUMANA – PARTE 6

Categoria: Blog

sucção 3

A SUCÇÃO

A sucção é uma função inata, que pode ser observada perfeitamente na 29° semana de vida gestacional e fica completamente aperfeiçoada na 32° semana. A partir da 34° semana de gestação os controles entre sucção, deglutição e respiração acontecem de forma coordenada.

A sucção deve estar presente em todo recém- nascido, pois se trata de um fenômeno reflexo do tipo alimentar que visa à ingestão do leite materno ou artificial. Por volta do 4°mês de vida deixa de ser reflexo para passar a ter controle voluntario que permanece assim pelo resto da vida.

A boca do recém-nascido é altamente sensível e á através dos lábios e da ponta da língua que são captadas todas as informações que vem de fora.

A partir deste conjunto partem as aferências que desencadeiam o reflexo de sucção, ocorrendo de maneira rítmica, provocando um vácuo na boca permitindo a sucção, esta ocorre em três fases distintas:

1-Produção de pressão negativa intraoral

2-promoção de pressão positiva intraoral

3-deglutição

Este processo e repetido tantas vezes quanto for necessário para a ingestão da quantidade de liquido a ser sugado, devendo ocorrer de forma ritmada no padrão de duas ou três sucções seguido de uma deglutição.

Para uma adequada sucção deve haver sincronia de movimentos dos lábios, língua, bochechas, mandíbula, maxila e faringe/laringe, sendo o musculo bucinador bem ativo.

Ao mamãe o bebe movimenta a mandíbula dorsalmente, para frente e para trás voltando sempre à posição inicial, fazendo assim um grande exercício exercitando a mandíbula, a musculatura orofacial, as bochechas, os lábios e a língua.

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Relacionadas

Ligue (11) 3073-0010
Domo Odontologia