Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA NA VIDA HUMANA – PARTE 3

Categoria: Blog

deglutição 2

 A DEGLUTIÇÃO

Chamamos de deglutição o ato de engolir alimentos, os fetos humanos começam a deglutir a partir da 12 semana de vida intrauterina.

A ação de deglutir é automática e é comandada pelo tronco cerebral, serve para transportar o bolo alimentar para o estomago e realizar a limpeza do trato respiratório.

Por meio da deglutição o bolo alimentar que estava na boca chega ao estomago, passando pela faringe e pelo esófago.

Na entrada da laringe há uma válvula de cartilagem, chamada epiglote, cuja função é controlar a passagem do bolo alimentar para o esófago e evitar que o alimento entre no sistema respiratório. Durante a passagem do bolo alimentar, a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe.

Quando respiramos a epiglote permite que o ar entre na traqueia. Se o alimento entra na laringe, ocorre o engasgo.

Ainda que a deglutição seja um processo estereotipado existe uma variabilidade considerável na duração das suas partes componentes.

Esta variabilidade é provavelmente devido a natureza do bolo e as condições orofaríngeas prevalecentes, por exemplo, a quantidade de saliva.O padrão de deglutição nas crianças em idade infantil apresenta algumas diferenças fundamentais com a deglutição em adultos.

Normalmente este padrão muda quando se produz a erupção dentaria.

Esta mudança às vezes não se produz e diz-se então que o adulto tem mantido a deglutição infantil (também chamada de arremetida lingual) que está frequentemente associada com anormalidades ortodônticas ou mordida aberta anterior.

Na parceria ortodontia e fonoaudiologia, se faz cada vez mais necessária a investigação precisa para um bom resultado no tratamento de ambas as profissões, cuja resolução dos problemas comuns ao caso é de interesse de todos, incluindo o paciente.

Fonte:Fisiologia básica.Editora médica do Brasil Ltda.

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Relacionadas

Ligue (11) 3073-0010
Domo Odontologia