Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA NA VIDA HUMANA – PARTE 2

Categoria: Clipping, Curiosidades, Saúde Bucal

Boca_falando

A FALA

Como dizemos ao iniciar a serie de textos sobre o órgão Língua uma das suas funções é a Fala. Vamos conhecer um pouco sobre seu papel neste processo.

A função da fala é executada através de órgãos pertencentes a outros sistemas do organismo como o respiratório e digestivo que juntos formam os órgãos articuladores, sendo estes: a laringe, faringe, cavidade bucal e nasal.

Destes órgãos citados a BOCA é a responsável primordial pela articulação dos sons, pois estes dependem da posição e mobilidade da língua, parecença e posição dos dentes, mobilidade dos lábios e bochechas e posição da mandíbula, que promoverá um espaço intraoral adequado para a articulação fonêmica e ressonância.

Dependendo do obstáculo que o ar encontra á sua frente, ocorre o modo da articulação, é a variação do movimento da língua e lábios que produzirá os pontos articulatórios.

Quando a ponta da língua esta em contato com o palato e o ar passa pelas bordas temos a produção do som da letra I, se ocorre uma ou mais batidas de ar neste ponto o som é da letra R.

Podemos dizer que na produção do som, as vogais são as letras menos complexas de serem pronunciadas.

As letras chamadas de fricativas que precisam do sulcamento como o S exigem participação máxima de todos os parâmetros articulatórios.

Segundo afirma Boone (1984) “Sem a precisão dos movimentos da língua não poderia haver qualquer fala articulada”

Podemos afirmar também que a má oclusão dentaria e a flacidez da língua acabam por prejudicar a realização do fonema, tornando-o distorcido.

Fonte:CEFAC

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Relacionadas

Ligue (11) 3073-0010
Domo Odontologia