Endocardite Infecciosa: O coração e a boca

A Endocardite Infecciosa (EI) é uma doença comum que causa alto índice de mortalidade. Trata-se de uma infecção da parede interna do coração ou das válvulas do coração, e uma das suas causas é a má conservação dos dentes.

O coração humano é construído de quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).

Os átrios são responsáveis por mandar sangue que vem dos pulmões, ou do restante do corpo, para os ventrículos, enquanto os ventrículos mandam o sangue para os pulmões ou para o restante do corpo. O sangue que vai para os pulmões é o que será oxigenado e, para o restante do organismo, o sangue vai cheio de nutrientes e de oxigênio, mantendo o seu funcionamento.

Na passagem dos átrios para os ventrículos, existem válvulas que impedem a volta do sangue, mantendo o fluxo sempre em uma direção.

São estas válvulas que podem ser infectadas pelas bactérias, ou outros microrganismos, como fungos e vírus.

A Endocardite Infecciosa ocorre quando há presença de microrganismos, como bactérias, no fluxo sanguíneo e estas encontram tecidos cardíacos danificados, ou válvulas cardíacas anormais, onde podem se multiplicar livremente, causando uma infecção.

Raramente também pode ocorrer em pessoas com o coração normal. Entretanto, se a pessoa tem algum fator predisponente, há maior probabilidade de desenvolver Endocardite Infecciosa. Isto é particularmente importante no Brasil devido à alta frequência de outras doenças, a Febre Reumática, a alta incidência de Caries nos dentes e de Doença Periodontal, que inclui a Gengivites e a Periodontite.

Sabe-se que os procedimentos para tratamentos da carie podem causar a passagem das bactérias para a corrente sanguínea. Estas bactérias, por sua vez, podem causar endocardite em pessoas predispostas.

Algumas doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite, também aumentam o risco de endocardite.

A gengiva deve ter coloração rose claro, não sangrar quando escova os dentes, não apresentar inchaço e ter boa aderência aos dentes.

Se a pessoa tem algum problema cardíaco deve procurar o seu dentista regularmente e apresentar boa higiene oral.

Se a pessoa tem problema no coração e vai ser submetida a um processo dentário, é bom procurar um profissional especializado porque o risco de desenvolver Endocardite Infecciosa é alto.

Pessoas transplantadas cardíacas precisam manter a saúde bucal em dia, e o dentista e o medico devem atuar em conjunto, pois os medicamentos usados por um transplantado abaixam a imunidade.

Pacientes que fazem uso de anticoagulantes podem ter problemas de sangramento, em alguns procedimentos dentários como extrações, cirurgias bucais e ou limpeza dentária e podem ser de difícil controle.

Nestes casos, o paciente deve buscar atendimento de profissionais especializados, pois algumas medidas locais devem ser adotadas para evitar hemorragias.

Pessoas sem dente correm o risco de ter essa doença, principalmente, causada por fungos que se encontram nas dentaduras, e por isto que uma boa higiene bucal após as refeições, usando pasta e escova dental, é fundamental para a prevenção da doença.

O cirurgião dentista pode também descobrir por meio de radiografia raízes remanescentes, lesões que podem representar focos infecciosos ou ate o próprio curso da carie que, além de elevar o risco da Endocardite Infecciosa, pode até impedir uma cirurgia cardíaca, caso esta seja necessária.

Fonte: SOCESP