A FALA
Como dizemos ao iniciar a serie de textos sobre o órgão Língua uma das suas funções é a Fala. Vamos conhecer um pouco sobre seu papel neste processo.
A função da fala é executada através de órgãos pertencentes a outros sistemas do organismo como o respiratório e digestivo que juntos formam os órgãos articuladores, sendo estes: a laringe, faringe, cavidade bucal e nasal.
Destes órgãos citados a BOCA é a responsável primordial pela articulação dos sons, pois estes dependem da posição e mobilidade da língua, parecença e posição dos dentes, mobilidade dos lábios e bochechas e posição da mandíbula, que promoverá um espaço intraoral adequado para a articulação fonêmica e ressonância.
Dependendo do obstáculo que o ar encontra á sua frente, ocorre o modo da articulação, é a variação do movimento da língua e lábios que produzirá os pontos articulatórios.
Quando a ponta da língua esta em contato com o palato e o ar passa pelas bordas temos a produção do som da letra I, se ocorre uma ou mais batidas de ar neste ponto o som é da letra R.
Podemos dizer que na produção do som, as vogais são as letras menos complexas de serem pronunciadas.
As letras chamadas de fricativas que precisam do sulcamento como o S exigem participação máxima de todos os parâmetros articulatórios.
Segundo afirma Boone (1984) “Sem a precisão dos movimentos da língua não poderia haver qualquer fala articulada”
Podemos afirmar também que a má oclusão dentaria e a flacidez da língua acabam por prejudicar a realização do fonema, tornando-o distorcido.
Fonte:CEFAC