Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

Você escova ou limpa os dentes? (Descubra a diferença aqui neste post)

Categoria: Clipping

Sabemos desde pequenos que temos que escovar os dentes para evitar doenças da boca como carie ou gengivites e também para que o nosso corpo funcione perfeitamente.

Está comprovado que doenças bucais podem contribuir para desenvolver doenças sistêmicas como endocardites, entretanto elas podem chegar a outras partes do corpo, inclusive a nosso cérebro.

Em geral cada pessoa pode chegar a ter de 200 ou mais tipos de bactérias orais e mais de 100 milhões de bactérias por mililitro de saliva, segundo artigo da BBC Brasil de Julho de 2020.

Estes micro-organismos nos protegem contra patógenos externos, assim quando uma nova bactéria entra na boca ela provavelmente não sobreviverá porque nosso exército de bactéria irão ataca-las. 

As bactérias orais benéficas convertem nitrato de frutas e verduras em nitrito e isto pode ter um efeito positivo no corpo pela redução de pressão arterial e efeitos antidiabéticos.

Agora, se consumimos muito açúcar as bactérias produzem ácido e esta acidificação danifica o esmalte, e com o tempo isso pode produzir carie.

Se somarmos a isto a falta de higiene bucal adequada, o biofilme, ou a placa dental que se acumula, é neste momento que nosso organismo reage formando uma inflamação na gengiva chamada de gengivites, que neste estágio é reversível.

Entretanto se deixamos a placa se acumular sem tomar as medidas necessárias podemos chegar a um estágio mais avançado da doença chamado de periodontite, neste ponto já podemos observar a perda de tecido ósseo e de sustentação do dente com bolsas periodontais cheias de bactérias ao redor dos dentes. 

Todos estes problemas se solucionam com uma correta higiene bucal onde uma das principais dicas é prestar atenção ao que estamos fazendo.

Foi comprovado que escovar os dentes é um habito rotineiro e que o fazemos sem prestar atenção e que se torna um ato meramente automático.

Então como saberemos se limpamos ou simplesmente escovamos os dentes?

Respondendo a estas perguntas:

Você usa fio ou fita dental?

Você limpa sua gengiva?

Você limpa sua língua?

Você escova as cinco fazes do dente?

Você usa pouco creme dental?

Você usa escova de cabeça pequena e cerdas macias?

Você presta atenção enquanto escova os seus dentes?

Você escova na frente do espelho?

Se você respondeu POSITIVAMENTE a todas as perguntas acima parabéns, você está realmente “limpando” sua boca.

Agora, se você respondeu NEGATIVAMENTE a todas as perguntas acima então lamento informar, mas você está “escovando” e não “limpando” sua boca.

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ligue (11) 3073-0010