Urgências odontológicas mais frequentes

Beautiful young surprising woman's face fragment.

As causas mais frequentes de atendimentos de urgência em pronto socorro 24 horas são: pulpite, abscesso, carie profunda, necrose pulpar, fratura dentaria. E os tratamentos mais realizados foram: abertura de câmera (espaço destinado ao nervo) restauração provisória, exodontia e prescrição de medicamentos.

A dor e o sintoma mais relevante e a grande procura por atendimentos 24h.

A incidência de doenças na cavidade bucal pode variar de uma população para outra sendo consideradas como fatores causais as condições nutricionais, hábitos relacionados ao estilo de vida do individuo, posição geográfica e situação socioeconômica.

O processo infeccioso odontológico pode se disseminar pelos tecidos moles e ainda evoluir para a formação de um abcesso com fistulação intra ou extra bucal ou para o desenvolvimento de um quadro de osteomilite, ou, em casos extremos, para uma bacteremia/septicemia.

As doenças agudas do periodonto também podem determinar a procura pelo pronto socorro 24 hs. sendo as causas mais frequentes a pericoronarite e pelos abscessos da gengiva ou do periodonto.

A importância do diagnostico destas entidades esta relacionada também ao diagnostico de outras condições como a da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. SIDA

Os traumatismos dentários em adultos também são motivo para a busca de atendimento de urgência em pronto socorro 24 hs. E se dividem em lesões que afetam a relação do dente com seus tecidos de sustentação, os mais frequentes são: avulsão, extrusão, intrusão ou fraturas coronárias, radiculares e coronorradiculares.

Foi constatado que dos pacientes que buscam clinicas de atendimento 24 horas 63,51% dos pacientes tinham entre 21 e 50 anos, com predominância do gênero feminino em 65,24%  com respeito ao masculino de 34,76% da procura.

Fonte: Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre.