Um caso real de Angina de Ludwig

Aqui na Domo Odontologia Clínica e Atendimento 24h temos casos muito interessantes de pacientes que nos procuram quando nada mais parece dar certo.

Este é o caso de uma senhora na casa dos quarenta anos, professora do ensino básico que chegou na Domo Odontologia de madrugada com o rosto inchado e o pescoço também.

Ela era de contextura forte, baixa e de pescoço curto e ao entrar no consultório notamos que o inchaço do rosto era menor que o inchaço bilateral do pescoço.

Ao fazer a anamnese já fomos identificando um provável diagnóstico porque ela apresentava trismo ou dificuldade para abrir a boca, edema do assoalho bucal, protrusão lingual e febre, o que nos levou a um diagnóstico de Angina de Ludwing.

Esta doença se caracteriza por uma celulite ocasionada pela infecção de um segundo ou terceiro molar inferior que envolve toda a região submandibular, sublingual e submentoniano.

Antes dos antibióticos esta doença era extremamente mortal passando dos 54%, hoje devido aos hábitos higiênicos muito melhorados, a sua incidência é reduzida embora ainda seja considerado um quadro de alta morbidade e gravidade, principalmente com pacientes com doenças sistêmicas.

O tratamento é a nível hospitalar e o paciente deve ser encaminhado imediatamente, já que sua evolução é muito rápida podendo levar o paciente a óbito se não for diagnosticado a tempo, já que as vias respiratórias ficam obstruídas impedindo a respiração e em casos mais demorados de diagnóstico pode levar a um quadro de sepse.

O tratamento hospitalar concentra-se em torno de quatro atitudes:

1-manutenção das vias aéreas

2-incisão e drenagem

3-antibioticoterapia

4-eliminação do foco infeccioso original.

Por todos estes motivos é essencial que o dentista reconheça a doença a tempo, fazendo um diagnóstico rápido e a posterior derivação do paciente para cuidados hospitalares, como o fizemos aqui na Domo Odontologia salvando a vida da paciente que ficou hospitalizada por dez dias.

Atenciosamente,