Dor irradiada: como saber qual é o dente em questão?

As histórias de uma clínica de emergência odontológica são extremamente diversas. Vou relatar duas que vieram até a Domo Odontologia Clinica e Atendimento 24h em dias diferentes, porém com a mesma origem da dor: tratamento endodôntico ou canal.

A primeira é de um rapaz na casa dos trinta anos com todos (eu disse todos) os dentes com coroas de cerâmicas ou facetas superiores e inferiores e com uma dor insuportável, que ele não conseguia definir, às vezes doía no maxilar superior e ai a dor se irradiava até a cabeça e ouvido, ou às vezes ela estava na mandíbula e descia até o pescoço. Como ele tem os dentes com cerâmica e sem tratamento endodôntico podia ser qualquer um deles.

Fizemos radiografias e testes para identificar a dor, porém com as coroas de cerâmica estava muito difícil de saber qual o a origem da mesma. Neste caso sempre é preferível não abrir nenhum dente porque podemos abrir errado, assim, medicamos o paciente e pedimos para voltar no dia seguinte.

A medicação funcionou e depois de vários testes de frio e quente conseguimos localizar o dente, era um pré-molar superior com necroses pulpar devido à realização da coroa de cerâmica sem tratamento endodôntico prévio.

O outro caso é de um paciente, homem na casa dos quarenta anos que também nos relatou uma dor irradiada, muito forte e sem que ele conseguisse localizar o dente. O paciente já tinha passado num outro pronto-socorro no qual foi medicado, entretanto não conseguiram identificar a dor e como os medicamentos não estavam dando resultado ele procurou a Domo Odontologia.

Fizemos um diagnostico clinico e percebemos que o dente em questão era um pré-molar superior que doía, e muito, na percussão vertical (batida de leve diretamente no dente) porem o paciente não estava convicto do diagnostico porque o colega anterior tinha dito que poderia ser o molar do lado.

A dor, assim como no caso anterior, se irradiava até a cabeça e o ouvido podendo descer na mandíbula e chegando ao pescoço.

Tiramos radiografias de controle tanto do molar como do pré-molar e corroboramos o diagnostico clinico, era realmente o pré-molar, ele tinha uma carie muito grande por baixo da obturação de resina que chegava até a polpa do dente.

A origem das dores irradiadas são às vezes muito difíceis de localizar, porem a experiência e conhecimento do profissional fazem toda a diferença.

Atenciosamente

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×