Relação entre diabetes e doenças gengivais

Relação entre diabetes e doenças gengivais.
Pesquisas recentes sugerem que a relação entre doenças gengivais e diabetes são uma via de mão dupla.
Não somente as pessoas com diabetes são suscetíveis às doenças gengivais, mas esta pode ter o potencial de afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.
Pesquisas sugerem que pessoas com diabetes têm alto risco de adquirirem problemas bucais, tais como gengivite (um estágio inicial de doença gengival) e periodontite (doença gengival avançada com perdas ósseas).
Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas, porque eles são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, assim como também têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.
A revista Americana O Surgeon General´s Report on Oral Health afirma que uma boa saúde bucal é parte integrante da saúde geral.
Por isso, faça uma faxina dental limpando as cinco faces do dente usando: fio dental todos os dias assim como uma escova de cabeça pequena e cerdas macias com pouca pasta.
Faça sua faxina na frente do espelho, prestando atenção ao que está fazendo e a como a está fazendo.
Nunca escove os dentes realizando outra tarefa como tomar banho, assistir TV ou ficar olhando as mensagens do celular.
Não esqueça de limpar a língua tirando-a para fora depois da escovação e passando a escova sobre ela.
Se você está acostumado a fazer bochechos saiba que os enxaguantes devem ser sem álcool e com flúor.
Lembre que a sua gengiva é a sua pele na boca, ela protege o osso assim como nossa pele protege o corpo.

Clínica e Atendimento 24 horas.
Av. Rebouças, 2907 – Pinheiros, São Paulo, SP
f: (11) 3073-0010 – 3062-8355 ou WhatsApp (11) 98555-0170