FEBRE E DOR NA PRIMEIRA DENTIÇÃO. POR QUE?

Febre e dor na primeira dentição.
Por que?
Todas as mães com filho na idade de seis meses a um ano já passaram por situações apavorantes com seu bebe, ou por febre sem origem aparente, por falta de apetite, choro sem motivo e outros sintomas que são atribuídos ao nascimento dos dentes decíduos ou dentes de leite.
Entretanto devemos considerar alguns pontos e separar o verdadeiro do falso.
Um ponto fundamental a ser considerado é a febre atribuída ao nascimento dos dentes decíduos.
Estudos de 2016 indicam que a febre NÃO É UM SINTOMA DA DENTIÇÃO.
Foi considerado que o nascimento dos dentes decíduos pode dar sim um pouco de febre, entretanto será sempre abaixo de 38º ou até 38.3º.
Com esta conclusão os cientistas alertam aos pais e odontopediatra que temperaturas acima de 38º ou 38.3º podem estar relacionadas a outro tipo de doença como infecções causadas por vírus ou bactérias.
A pergunta é porque a crença popular atribui o nascimento dos dentes à febre?
Porque nesta época da vida de uma criança, ela começa a mudar os hábitos alimentares e frequentar a creche, saindo do ambiente protegido do seu lar para ter o convívio com outras crianças e a se alimentar fora de casa.
Todo isto pode ocasionar infecções, diarreia, febre, falta de apetite, incômodos erradamente atribuídos ao nascimento dos dentes.
Devemos ressaltar que sim, o nascimento dos dentes de leite ocasionam incômodos na criança como querer apertar ou morder coisas.
E sempre bom, nestes casos, dar coisas geladas para ele comer como palitos de fruta, anel para dentição para morder, se possível gelado e massagear delicadamente a gengiva.

Clínica e Atendimento 24 horas.
Av. Rebouças, 2907 – Pinheiros, São Paulo, SP
f: (11) 3073-0010 – 3062-8355 ou WhatsApp (11) 98555-0170