Qual é a diferença entre Emergência e Urgência em odontologia?

1320698_174922624000_2

As palavras emergência e urgência são muito parecidas à primeira vista, mas em saúde são extremamente diferentes.

Emergência é uma situação critica ou um perigo iminente onde ocorre risco de vida.

Entretanto a Urgência e uma situação que deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas que não tem risco de vida iminente.

Na odontologia o que vemos mais são as urgências, principalmente em casos de doenças que afetam a polpa dos dentes e que provocam uma dor aguda muito difícil de suportar.

Nestes casos um diagnostico rápido, feito por profissional competente, resolve a dor com a abertura do elemento dentário e extração da polpa.

Mas, em outros casos também podemos ter emergências odontológicas, estas são relacionadas à ansiedade com quadro de desmaio, hipertensão hipoglicemia, outra situação é quando, por exemplo, um paciente que esta tomando uma medicação para circulação ou doenças do coração precisa fazer uma ou mais extrações, podemos ter nestes casos hemorragias difíceis de controlar, outros casos de emergência em odontologia podem ser os traumatismos depois de acidentes com quadros hemorrágicos ou complicações pós-cirúrgicas, nestes casos o profissional devera estar preparado para diagnosticar e tratar estas complicações com presteza e rapidez.

Nestes casos a preservação das atividades vitais é uma atitude fundamental e pode requerer a necessidade dos primeiros cuidados e ou intervenções imediatas.

O aumento da expectativa de vida traz ao consultório odontológico indivíduos diabéticos, hipertensos, cardiopatas, asmáticos ou portadores de desordens hepáticas e renais, obrigando o profissional a adotar certas precauções antes de iniciar o tratamento propriamente dito.

Fonte:UNIVAP