Profilaxia: O que é e porque realiza-la?

escolhida

A profilaxia nada mais é do que a limpeza profissional feita por um cirurgião dentista, no consultório dental a cada 6 meses. O tempo entre cada uma delas vai depender muito do cuidado que cada paciente tenha com a escovação diária.

Ela deve ser realizada com instrumentos manuais que pela sua forma permitem o acesso aos estreitos espaços entre os dentes, principalmente na região anterior, e deve ser complementada com aparelhos ultrassónicos que possibilitarão à remoção do tártaro mais duro assim como manchas de cigarro, café, vinho e outros pigmentos exógenos que se aderem à superfície do dente, após este passo e muito importante a feitura do polimento das áreas que foram tratadas permitindo um alisamento da superfície do dente diminuindo assim a fixação de novas placas bacterianas e tártaro, isto é feito através de pontas de borracha e escovas rotatórias com a utilização de pastas de polimento floreteadas.

Um ponto muito importante que devemos salientar é que com a profilaxia o profissional consegue identificar caries incipientes, trincas e fissuras além de irregularidades nas restaurações.

Em casos em que se diagnostica uma doença gengival, pela existência de sangramento com estas manobras e sendo esta inicial, a profilaxia será suficiente para controlar o quadro inflamatório.

Os casos mais avançados do processo inflamatório poderão exigir um tratamento periodontal devido a formação de bolsas, e para que se posa criar uma condição de eliminação das mesmas, torna-se imperativo um procedimento cirúrgico.

A doença periodontal é a responsável pela perda de inserção do dente deixando-o sem sustentação e com mobilidade ao ponto de, em alguns casos, o organismo reconhecer o dente como um elemento estranho e expulsa-lo.

Nestes casos o paciente depois de fazer o tratamento proposto deve fazer uma visita mensal ao seu dentista para que este acompanhe a sua higienização porque esta será a base da sua cura, e a medida que o paciente for se familiarizando com as técnicas de escovação ensinadas no consultório, assim como com a familiaridade do uso do fio dental, poderão ser as visitas mais espaçadas a cada dois meses ou três, dependendo da gravidade do caso.

A profilaxia é um excelente aliado do paciente porque evita o acúmulo do tártaro nos dentes, assim como o sangramento da gengiva.

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×