Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

Diferentes tipos de dores na odontologia

Categoria: Clipping

Histórias de pronto-socorro a gente tem muitas, entretanto vamos contar algumas que vieram no último final de semana e que coincidentemente eram de dores na boca com diferente origem, diferente tipo de dor, diferente idade dos pacientes, mas todas muito agudas e insuportáveis.

O primeiro caso foi um rapaz na casa dos vinte anos que relatou ter feito uma raspagem e profilaxia na sexta e que a partir deste momento não conseguia dormir nem comer com tamanha dor, a mesma era irradiada para a cabeça e pescoço e já estava ocasionando trismo, que podemos definir como a situação em que o paciente não consegue abrir a boca porque ela fica com a musculatura rígida o que dá pouquíssima margem de abertura.

O que nos chamou a atenção é que o tipo de tratamento relatado pelo paciente normalmente não causa este tipo de dor, entretanto ao fazer um diagnóstico clinico e radiográfico percebemos que o paciente estava com a região do siso muito inflamada, ao ponto dele estar mordendo as bochechas, que já estavam marcadas e que estavam provocando a dor tão intensa que o paciente sentia.

Informamos o paciente que a dor não era ocasionada pela raspagem dos dentes e gengiva e sim pelo siso semi-incluso que ele possuía e que deveria ser extraído de imediato.

E o segundo caso foi de um rapaz na casa dos trinta anos com todos os dentes hígidos, gengiva sem inflamação aparente nem bolsa periodontal, que fez a segunda sessão de clareamento na sexta feira no seu dentista e no domingo chorava de dor, entretanto a dor não era na boca toda e sim especificamente no maxilar superior do lado direito.

Ao examinar clinicamente e radiograficamente comprovamos, depois de uma analises minuciosa dos dentes, com testes de vitalidade, percussão vertical e horizontal, verificação de dor nos músculos e na articulação temporomandibular, que ao chegar ao teste da oclusão com a checagem da guia de canino, percebemos que ele estava com as cúspides do canino completamente gasto e brilhante mostrando uma parafunção extremamente seria.

Recomendamos voltar ao seu dentista para dar início ao tratamento da parafunção e sugerimos fazer uma placa Jig urgentemente, esta placa vai separar os dentes porque atua como uma “trava” entre o maxilar superior e o inferior impedindo que os dentes saiam do seu lugar, foi recomendado também fazer um estudo clinico e radiográfico mais completo para determinar a gravidade do problema.

As dores intraorais mais comuns podem ser originarias dos dentes e gengivas, entretanto podem ter outras fontes como o trauma oclusal, apertamento dentário, bruxismo, movimentos para funcionais contínuos, problemas no côndilo mandibular, problemas nas glândulas salivares entre outras.

Muitas vezes não percebemos que estamos com este tipo de problemas porque fazemos os movimentos inconscientemente, à noite enquanto dormimos, mas ao acordar com dores de cabeça ou dor nas bochechas nos procure para fazer seu diagnóstico.

Atenciosamente,

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ligue (11) 3073-0010