Conscientize-se: hábitos de higiene podem assegurar a saúde de sua boca.

Outubro é um mês dedicado à conscientização de alguns importantes temas ligados à saúde.

Em virtude da Campanha Outubro Rosa, esse mês é marcado por diversas iniciativas de elucidação da população para a prevenção do câncer de mama. E, não por acaso, outubro é também dedicado à saúde bucal, uma vez que no dia 03 é comemorado o Dia Mundial do Dentista e no dia 25, o Dia Nacional do Dentista.

habitos-saude

Por isso, vamos reforçar alguns hábitos de higiene bucal, que certamente te ajudarão a prevenir uma série de doenças:

• Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia.

A escovação ideal deve acontecer após a ingestão de qualquer alimento, principalmente, os açucarados e pegajosos. Devemos escovar os dentes ao menos após as três principais refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar. Escolha uma escova adequada para o tamanho de sua arcada dentária e faça uso de um bom creme dental.

• Escovar a língua.

A língua é um órgão do sistema digestório, e apresenta pequenas papilas (cavidades) e rugosidades. Estas características fazem da língua o ambiente ideal para o acúmulo de restos de alimentos e para a proliferação de bactérias, fatores que facilitam o aparecimento de doenças bucais. Por isso, ao escovar os dentes, higienize também a superfície da língua, com limpadores e raspadores específicos ou com as cerdas da própria escova dental.

• Utilizar o fio dental após cada refeição.

A escovação, por mais bem feita que seja, não é capaz de eliminar todos os resíduos, principalmente aqueles que se acumulam entre os dentes. O acúmulo desses resíduos é uma das principais causas do aparecimento de cáries. Por isso, o fio dental é uma ferramenta fundamental para a higienização bucal e para a prevenção do mau hálito e de diversas doenças da boca.

• Trocar a escova dental periodicamente e armazená-la de maneira adequada.

A escova de dente deve ser trocada no máximo a cada três meses, ou antes, caso as cerdas apresentem deformações. É importante secar a escova dental após o uso, pois o acúmulo de água entre as cerdas pode facilitar a proliferação de germes e bactérias. Também é conveniente que ela seja armazenada longe do vaso sanitário, e, caso esteja perto, deve ser coberta, para evitar que gotículas de água da descarga a atinjam.

Esperamos que com as dicas de nosso artigo você possa manter a sua boca sempre saudável. E, claro, não se esqueça de visitar o dentista regularmente, ao menos uma vez a cada seis meses.

Para agendar uma consulta com um dos profissionais da equipe Domo Odontologia entre em contato conosco ou ligue (11) 3062-8355.