Bruxismo – Causas e tratamento

bruxismo

A vida moderna faz com que estejamos sempre às voltas com a doença mais comum neste século, o estresse. Ele se manifesta de várias formas, tanto no nosso humor, como na nossa boca. Prova disto é o bruxismo ou ranger dos dentes, aonde se friccionam as superfícies dos dentes superiores contra os inferiores, provocando um desgaste violento nos dentes, ou até, rachaduras no esmalte que, como vimos no desenho do dente, é a parte mais superficial dele e a mais dura também (se você não viu clique aqui) Assim, se você acordar com os músculos da sua mandíbula doloridos, com dor de cabeça, com dor na região da articulação da mandíbula (ATM,clique aqui) dor na face ou no pescoço é melhor consultar um dentista porque pode estar sofrendo de bruxismo.

Às vezes, nós não percebemos que fazemos barulho com os dentes enquanto dormimos até que alguém comente o fato conosco ou até que visitemos o dentista e ele nos alerta durante um exame dental rotineiro.

O tratamento adequado dependerá do que está causando o bruxismo, mas, para evitar o contínuo desgaste dos dentes, se utiliza uma placa que é feita sobre medida para sua boca, ela deverá ser usada durante a noite sobre os dentes superiores enquanto dorme, evitando, assim, que a continua fricção continue a desgastar seus dentes.

Encontre métodos de relaxamento. Hoje, existem muitas terapias que podem ajudá-lo (veja em técnicas de relaxamento) leia um livro, tome um banho relaxante antes de dormir, tudo isso ajuda para você deixar as tensões fora da sua vida. Se o seu problema for dental, o seu dentista tem os meios de ajudá-lo, corrigindo os problemas com restaurações, coroas ou aparelhos para corrigir os dentes.