Por que caem os dentes? Parte 1
Sempre digo aos meus pacientes que os dentes são para sempre, assim como qualquer outra parte do seu corpo, eles nascem com você e o acompanharam ate o final.
Então o que significa esta frase e porque estou escrevendo sobre isso?
Bem, porque eu tive dois pacientes que me fizeram pensar em esta frase.
E as razões são: carie e doença periodontal, e as duas são originarias da Placa Bacteriana ou Biofilme.
O primeiro caso é o de uma menina de 12 anos que lamentavelmente já está com carie nos primeiros molares permanentes.
Estes molares são fundamentais na arcada e na mastigação, eles nascem aos 6 anos de idade é são facilmente confundidos com os dentes temporários por alguns pais, o que é realmente um problema.
Não pense que porque o dente acabou de nascer ele não terá caries, o processo é o mesmo aos 7,12,30 ou 60 anos.
Cuidado com isto!
Uma vez instalada a carie ela pode se manifestar de varias formas, mas uma você pode identifica-la rapidamente porque é visível, ela forma uma grande cavidade no dente.
A outra forma é mais silenciosa já que aparece somente um ponto preto no dente e a carie vai minando a dentina por baixo do esmalte provocando uma cavidade muito grande que às vezes já comprometeu a polpa do dente.
Em ambos os casos se você não tiver tomado às providencias necessárias, perderá o seu elemento dentário com certeza.