Conhecendo o Ronco e Apneia

Conhecendo o sono e a apneia
Todos nós conhecemos o que significa roncar, às vezes porque dormimos ao lado de alguém que ronca, outras vezes porque nós roncamos. O fato de roncar não significa um sinal de sono reparador. O ronco é um ruído provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono.

Podemos considerar normal quando a pessoa esta dormindo em decúbito dorsal, ou seja, de costas, nesta posição a musculatura da garganta fica mais flácida e a língua cai um pouco para trás, mas quando ocorrem grandes vibrações e ruído muito intenso, podemos considerar patológico.

O ronco pode ser sintoma da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) caracterizada por parada respiratória com duração de, pelo menos, dez segundos nos adultos e de dois a três segundos nas crianças.

Problemas de ronco e apneia do sono podem ocasionar dificuldade de concentração, baixa produtividade, irritação, sonolência, aumento da pressão arterial e, até mesmo, infarto e acidente vascular cerebral (VVC).

O ronco não era considerado um problema de saúde até recentemente, mas de acordo com recentes pesquisas, o individuo que ronca apresenta défices respiratório em 30 % dos casos. Muitas vezes os pacientes podem acordar com o próprio ronco, mas na verdade estão tendo uma crise de apneia.

Os portadores de apneia do sono podem ter sucessivas crises durante o sono, podendo chegar a mais de 100 eventos em apenas uma hora, o que pode levar a uma grande variação dos batimentos cardíacos. Estas paradas podem causar uma queda brusca nos batimentos podendo chegar a 40 por minuto (bpm) quando o normal seria de 70 em media. Ao retornar ao normal os batimentos podem chegar a 120(bpm) o que pode ocasionar uma sobrecarga do sistema cardiovascular e aumentar o risco de infarto e acidente cardio vascular cerebral (AVC).

A odontologia tem um papel fundamental nesta patologia já que o formato da arcada dentaria e os dentes têm como função contribuir para o padrão respiratório ideal. Uma má formação da arcada dentaria pode diminuir o espaço bucal fazendo com que a língua vá para trás e dificulte a passagem do ar.

O ronco e a apneia são mais acentuados em pessoas retro natas (com o queixo para trás), em pessoas com o palato em forma de ogiva, obesos, em mulheres na menopausa, tabagismo entre outras.

Uma das soluções no que se refere à odontologia, e a ortodontia, ou seja, usar aparelhos que possam abrir a arcada com extensores ou não dependendo do caso, mas que ajudam a colocar a língua na posição normal. Outro tratamento pode ser usar a noite um retrator de língua, ou seja, uma prótese intraoral móvel, que ajude a manter a boca fechada e a projetar a língua um pouco para frente.

Fontes: Odontobalance e Dr.Drauzio Varella.

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×