Medo de dentista?

medo-de-dentista

Existem em nós, seres humanos, medos que nos acompanham desde sempre, sem ter claro a sua origem. Duas regiões cerebrais administram, em conjunto, o medo e a ansiedade, assim, em situações perigosas, o hipocampo compara experiência e o córtex pré-frontal integra informações sensoriais, emocionais e culturais para formular planos de ação em casos de emergência.

Entre os tantos medos estão os conhecidos: compulsão, ansiedade, depressão e a agorafobia ou medo do medo, mas claro que não podemos deixar de fora o medo de dentista.

Foi realizado um trabalho sobre o tema e publicado na Revista de Odontologia da UNESP com o objetivo de estimar a prevalência de ansiedade ao tratamento odontológico, o que foi observado em 95% dos pacientes, a maioria do sexo feminino.

Deste índice podemos dizer que 16,7% mostraram uma ansiedade exacerbada.

Todo tratamento odontológico gera medo e ansiedade e o motivo pode ser por tratamentos anteriores mal sucedidos, por transmissão de experiências de pessoas próximas a nós ou por insegurança ante o desconhecido, mas com certeza, todos estes aspectos se traduzem como barreiras importantes para a conservação da saúde bucal fazendo que os pacientes lembrem-se do dentista somente perante a dor.

O diagnóstico de ansiedade deve ser realizado o mais precocemente possível por parte do profissional porque será o fator determinante no processo de manutenção da saúde bucal do seu paciente. Neste contexto, a educação do mesmo é fundamental ensinando técnicas de motivação para saúde bucal como uma escovação bem feita e a importância da periodicidade de 6 meses para retorno ao consultório odontológico como prevenção de problemas de saúde bucal.

 

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×