Você sabe a importância e a real função do dente de leite?

O dia das crianças está chegando e com ele todo tipo de propaganda desde marcas de guaraná até brinquedos de todos os tipos com preços para todos os bolsos.
Afinal é o dia deles.
Entretanto o dia das crianças é somente o dia 12 de Outubro ou são todos os dias do ano?
Tenho visto no Pronto-socorro um número cada vez maior de crianças pequenas de cinco ou seis anos e até adolescente chegarem com dor de dente.
Eu entendo que o mundo está extremamente competitivo, rápido demais, diferente demais, acelerado em tudo e com redes sociais que conectam as pessoas que estão longe e separam as pessoas que estão por perto.
Assim, cada vez mais vejo as mães acompanhando seus filhos no Pronto-socorro, no desespero da dor do filho pequeno, que não entende o por que o dente dói, chorando e até pior, as vezes, com o rosto inchado por uma infecção proveniente de uma carie extensa.
Muitas vezes é por desconhecer o que o dente de leite significa e qual é sua real função, ou às vezes, por pensar que, como vai cair, não deve ter muita importância.
Então vou fazer um pequeno resumo sobre os dentes decíduos mais conhecidos como dentes de leite.
Eles começam a nascer a partir do sexto mês de vida e são 20 no total, todos eles tem a mesma irrigação nervosa que o dente adulto tem, todos eles podem cariar quando não escovado, e claro, todos eles podem doer caso a carie chegue até a polpa, exatamente como acontece com os dentes adultos.
Agora, a dor sentida pelos pequenos é maior porque eles não entendem o que está acontecendo, então a dor se mistura com o medo do desconhecido e ai a situação pode sair do controle.
A função primordial dos dentes decíduos e guardar o espaço para os dentes permanentes e servirem de guia para eles, por este motivo permanecer na boca é fundamental, evitando assim o nascimento de dentes superpostos ou em posições erradas.
Os dentes de leite começam a cair a partir dos cinco ou seis anos e pode mudar muito de criança para criança, algumas chegam perto dos sete anos com seus dentinhos na boca.
Outro fato muito importante a ser considerado é que por volta dos seis anos nasce o primeiro molar permanente e é extremamente comum ser confundido com um molar decíduo.
E muito importante que os pais de crianças perto desta idade redobrem sua atenção para saber se o primeiro molar já nasceu para cuidar que não tenha caries, afinal ele será o dente que irá acompanhar seu filho por toda a vida.

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×