Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

Resinas estéticas na odontologia

Categoria: Clipping

Healthy woman teeth and a dentist mouth mirror

Quando pensamos em estética na odontologia, a primeira imagem que vem na nossa cabeça é a das facetas e das lentes de contato ou ate das coroas de porcelana.

Entretanto temos algumas soluções muito estéticas e econômicas, que resolvem muito bem alguns problemas, principalmente quando falamos em dentes anteriores.

São as restaurações em resinas foto polimerizáveis, que reparam o dano sofrido pelo dente ou por carie, ou fratura, ou por desgaste.

Os materiais modernos são praticamente imperceptíveis ao olho humano e podem devolver ao dente seu aspecto natural.

E um ponto muito importante que devemos destacar é que no campo da resistência ao desgaste também elas tem evoluído muito.

Este fato se deve a que diminuíram as micro infiltrações impedindo a entrada de microrganismos ou fluidos salivares que poderiam comprometer a sua estética e função.

Estas resinas podem substituir as obturações de amalgama, entretanto ao tirar uma obturação escura o esmalte pode estar manchado, neste caso devera ser feito um desgaste da área manchada antes da obturação com resina.

Ao longo dos anos podem ser feitos reparos na sua obturação sem prejuízo algum ao dente.

A manutenção das restaurações estéticas é feita através de uma correta higienização diária.

Este tipo de restauração e para cavidades pequenas, assim quando a cavidade é maior temos que recorrer a outros meios de restauro com as chamadas próteses on lay ou in lay.

Estas são executadas em dois momentos, o primeiro no consultório onde são realizadas as moldagens e a segunda no laboratório onde são confeccionadas as mesmas.

Sempre são realizadas em porcelana que dão uma dureza e resistência a mastigação e uma beleza maior a nossa restauração.

As restaurações de resina acrílica são realizadas em uma sessão operatória enquanto as de porcelana precisaram de pelo menos duas ou três sessões já que dependemos do laboratório, que na maioria das vezes é terceirizado.

A beleza das restaurações de resina está na escolha da sua cor em comparação com a cor do dente.

Existem gamas de cores diferentes que vão desde os tons acinzentados a amarronzados e brancos, com toda a gama de dissociações e combinações das mesmas.

Devemos esclarecer entretanto, que nenhuma obturação por mais resistente que possa ser deve ser utilizada para quebrar nozes, abrir lata de cerveja ou qualquer atividade deste tipo.

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ligue (11) 3073-0010