Próteses sobre Implantes

 

idosos-a-sorrir

Antes de falar sobre os diferentes tipos de próteses vamos definir alguns conceitos sobre o osso alveolar, que é o responsável pela sustentação junto com o tecido periodontal, do dente no alvéolo na sua posição correta na boca.

Quando perdemos os dentes o osso alveolar sofre um rearranjo estrutural, assim como qualquer osso do organismo.

Assim, no maxilar superior esta reabsorção se da predominantemente na tabua óssea vestibular. Há então uma diminuição do osso na largura, ou seja, ele conserva a sua altura, mas perde na sua espessura.

No maxilar inferior ou mandíbula esta reabsorção envolve tanto a vertente vestibular quanto a lingual havendo então uma diminuição mais dramática na altura do rebordo residual.

Entretanto na mandíbula o osso tem uma característica muito favorável para a colocação de implantes, sua dureza, fazendo com que implantes mais curtos se fixem com altíssima resistência.

Estas reabsorções são progressivas e não é exclusivo das pessoas idosas, acontecem em todas as idades.

Vamos descrever agora a próteses sobre implantes chamada de sobre dentadura ou overdenture.

Para a realização desta prótese é necessário à colocação de dois implantes.

Após o período de osseointegração de mais o menos três ou quatro meses, começamos o processo de confecção da próteses definitiva com encaixe sobre os implantes.

Este tipo de próteses é recomendado principalmente para o maxilar inferior, porque em casos onde o osso do rebordo alveolar esta muito baixo, a língua muitas vezes acaba desestabilizando as próteses totais sem suporte de implantes, fazendo com que o paciente sinta que ela esta “dançando” na sua boca.

Elas são, além de mais econômicas devido ao menor numero de implantes, muito eficientes no que diz respeito a mastigação, a fala e a estética.

Possuem dois clips que se encaixam na barra construída entre os dois implantes o que impede que ela fique solta na boca.

Estas próteses devem ser removidas diariamente para sua higienização depois de cada refeição.

Os cuidados a serem tomados para sua limpeza são os mesmos que os da prótese convencional, já que são confeccionadas em resina acrílica.

Por este motivo se recomenda colocar uma toalha na pia e só então escovar a sobre dentadura, com a mão apoiada sobre ela.

A sua manutenção é a cada seis meses no primeiro ano e após este período uma vez por ano.

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×