PORQUE CAEM OS DENTES? PARTE 2

3-sus-3

Dando sequencia ao tema do nosso programa pela Radio Mundial de ontem 6 de Dezembro de 2016 vamos falar da segunda causa principal que provoca a perda dos dentes: a Doença Periodontal

Mas, o que é doença periodontal?

Para entender melhor como ela começa e termina, vamos descrever onde ela fica.

Todos os nossos dentes tem em volta das suas raízes um tecido que, sem ele, o nosso osso do alvéolo sofreria com os impactos produzidos pela mastigação e além desta função, ele serve também para fixar o dente ao alvéolo, este tecido chama-se: Tecido Periodontal.

O tecido periodontal se une a nossa gengiva num ponto chamado de sulco gengival, neste ponto em que a gengiva se une ao dente e ao mesmo tempo ao tecido periodontal é onde temos o maior acumulo de bactérias, que se não forem removidas pela escovação, vão formar a placa bacteriana ou biofilme.

Uma vez instalada a inflamação ela vai mais profundamente alcançando o osso do alvéolo provocando sua retração.

Neste ponto a doença periodontal provoca mobilidade do dente chegando ate a exfoliação do mesmo, podendo às vezes cair na sua mão.

Esta doença pode ser silenciosa e quando você perceber é tarde demais para controla-la, por isto fique atento ao primeiro sinal de sangramento da sua gengiva, este é o primeiro alerta do seu organismo avisando que temos algum problema acontecendo.

Vou ser categórica neste caso e muito incisiva:

Se você deixar o seu sangramento, pode ser pouco, sem cuidados, a sua sorte, ele fatalmente levara a inflamação da gengiva ate o ligamento periodontal, provocando a perda do elemento dentário.

O mesmo cuidado temos que ter com os implantes, porque o pilar é de metal, mas a sua gengiva não, ela é a mesma e os seus hábitos de escovação errados, também.

Você pode perder o seu implante assim como seu dente natural, com a ressalva que, no caso do implante, se ele não cair na sua mão devera ser removido com cirurgia.