O Fio Dental e a sua Importância na Saúde Bucal

fiodental_infantil-840x430

Existe hoje uma polemica sobre o uso ou não do fio dental na escovação e a sua real importância na preservação da saúde bucal pelo fato de estudos científicos não terem comprovado a eficácia do mesmo.

Antes de entrar no tema vamos fazer uma breve resenha da forma dos dentes para entender o porquê do seu uso.

Os dentes possuem cinco lados denominados de:

Vestibular: é a fase que nos vemos ao sorrir ou falar.

Palatina ou lingual: é a fase posterior, e dependendo de onde este localizado o dente, seja no maxilar superior ou no maxilar inferior toma o nome do palato ou da língua.

Mesial: é a fase que está mais perto da línea media do rosto.

Distal: é a fase que está mais afastada da línea media do rosto.

Ocusal e Incisal: estes nomes são determinados pela posição que o dente ocupa na arcada dentaria, assim se o mesmo está na região posterior será chamada de fase oclusal, que nos permite mastigar os alimentos.

A fase incisal é fina e nos permite cortar os alimentos, está localizada nos dentes anteriores.

Quando comemos os alimentos podem se acumular entre as fases dos dentes e eles devem ser retirados com o uso de escova e fio dental ou fita dental, do contrario servirão de base para a formação do biofilme ou placa bacteriana e consequentemente para a formação da carie ou gengivites que no seu estado mais avançado pode chegar à doença periodontal.

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente principalmente sob a gengiva e entre os dentes.

Por este motivo o seu uso diário é altamente recomendável.