Implantes com próteses em carga imediata em pacientes portadores de doenças sistêmicas.

154180769_casal_adulto_sorrindo

Uma pergunta que se repete muito é sobre se sendo portador de uma doença sistêmica podem-se fazer implantes.

E as doenças mais pesquisadas são: diabetes, alterações na coagulação do sangue, problemas cardíacos, hepatite C e AIDS.

Podemos dizer que desde que estas doenças estejam controladas, nada impede de fazer implantes em carga imediata ou não.

Agora existem doenças que realmente impedem a colocação de implantes e uma delas é a osteoporoses.

Os portadores desta doença usam bifosfonatos que provocam necroses do osso ao ser implantado.

A diabetes quando esta descontrolada também e um impedimento para a cirurgia de colocação de implantes assim como em alcoólicos e viciados em drogas ilícitas.

O importante a ser considerado em casos de ser portador de doenças sistêmicas é que devemos trabalhar em sintonia com o medico de cabeceira do nosso paciente.

Ele vai pedir os exames relativos à doença sistêmica do paciente e nos informara qual é o momento certo de fazer a intervenção cirúrgica.

A partir deste momento todos os procedimentos que terão que ser feitos são iguais para portadores ou não de doenças sistêmicas.

E um dos mais importantes e fundamentais é o planejamento cirúrgico.

Este ponto é de fundamental importância para o êxito da nossa cirurgia de implantes seja com ou sem carga imediata.

Ao colocarmos os implantes aleatoriamente sem planejamento prévio, só pelo fato de termos osso com qualidade e quantidade, podemos perder a função dos mesmos.

Este fato torna-se um fator negativo para o êxito da cirurgia, pois acaba atrapalhando mais do que ajuda.

Vamos definir o que é carga imediata para entender o porque podemos escolher este tipo de procedimento.

A carga imediata nada mais é do que imprimir ao implante recém colocado, a carga mastigatória, sem a espera da osseointegração.

Para que este tipo de cirurgia realmente funcione os implantes deverão estar rigidamente fixado ao osso no momento da sua colocação.

E esta rigidez inicial que vai permitir que eles recebam uma carga imediata, ou seja, a força da mastigação sobre eles.

Este procedimento quando bem planejado e de um êxito total porque atinge não somente a estética e função do paciente, mas devolve sua autoestima e acaba com a ansiedade em apenas uma semana.