Existe uma dica infalível para tratar a afta?

A afta é uma pequena e dolorosa ferida que pode aparecer nas mucosas de nossa boca, como a parte interna da bochecha ou a aftalíngua. Conhecida tecnicamente como úlcera aftosa ou estomatite aftosa, ela normalmente é branca ou amarela e não é cancerígena.

O aparecimento das aftas está relacionado a uma série de fatores, dentre os principais podemos citar:

• Problemas no sistema imunológico (baixa imunidade);
  • Mudanças hormonais;
  • Período pré-menstrual e menstrual;
  • Deficiência de certas vitaminas e nutrientes;
  • Estresse;
  • Alergia a alimentos;
  • Acidez de alimento;
  • Hereditariedade.

Portanto, a afta é, de maneira geral, um alerta do organismo para dizer que algo está errado. Não existe um tratamento específico para a sua cura. O ideal é diagnosticar precisamente a sua causa e tomar as medidas necessárias para reverter esse quadro.

O que é possível fazer a curto prazo é remediar o incômodo e as dores causadas pela afta, com o uso do creme e pomada Omcilon-a, encontrado facilmente nas farmácias e drogarias.

Algumas crendices e receitas populares prometem a cura da afta.  No entanto, não existe comprovação científica sobre a efetividade delas e, em sua maioria, se relacionam a um suposto alívio da dor e não ao desaparecimento da afta e sua infecção.

Anomalias na gengiva ou na parte posterior da boca não são aftas. Normalmente, são resultados de infecção de garganta, faringite, laringite, amidalite, entre outras patologias.

Em caso de aparecimento de muitas aftas na boca, é indicada a avaliação imediata de um médico.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a afta, não hesite em contatar a equipe da Domo Clínica.

Estamos esperando por você!