Drogas e a Saúde Bucal.

Compreendendo-a-depressão

Podemos afirmar que, infelizmente nos dias atuais o consumo de drogas por parte dos jovens, tem se tornado mais comum, e a fase de experimentação ocorre mais cedo, durante a adolescência.

Existem quatro grupos de usuários segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura- UNESCO, que são:

-Experimentador: aquele que usa uma ou poucas vezes vários tipos de drogas.

-Usuário ocasional: faz o uso da droga quando ela está disponível.

-Usuário habitual: apresenta dependência, precisa da droga.

-Usuário dependente: vive para o consumo da droga.

Os tipos de drogas são as depressoras e as estimulantes.

As depressoras são as que deprimem a atividade cerebral levando ao relaxamento, entre elas podemos citar as bebidas alcoólicas, barbitúricos, calmantes, codeína e inalantes.

As estimulantes são drogas que provocam a sensação de dinamismo, potência, força, maior rendimento no trabalho e coragem. Podemos citar a cafeína, nicotina, cocaína, crack e anfetaminas.

Na cavidade bucal o álcool tem como efeitos manchas do elemento dentário e ate queimaduras nos tecidos moles, ocorre também uma alteração do ph bucal alterando a flora microbiana, assim como o aumento do risco de doenças periodontais e também câncer bucal.

O uso de cigarro deixa os dentes com manchas amareladas e o uso do cigarro de maconha aumenta a tonalidade das manchas assim como mancha também as pontas dos dedos.

A cocaína quando em contato com a cavidade bucal, provoca desmineralização na região cervical dos dentes, maior formação de calculo dentário, ressecamento da mucosa e descamação gengival.

O crack produz sinais semelhantes, porem, mais agressivo, sendo comum a perda dentária por doença periodontal.

Fontes: Odonto Magazine ano 3,N°32

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×