Em reportagem, Dr. Borelli fala sobre os cuidados com os dentes

dr-laurindo-700px

É extremamente alarmante quando nós vemos que metade da população brasileira não faz uso da escova e do fio dental, não existe nenhum tipo de remédio, nenhum tipo de líquido, nenhum tipo de milagre que faça com que se remova a placa bacteriana, o biofilme dental que é o responsável pela presença na boca, em função da alimentação, comumente feita durante o dia, e que pode, com o seu acúmulo, desenvolver a doença carie e a doença periodontal.

A única forma de remover essa placa bacteriana é com o uso da escova de dente e do fio dental, é uma remoção mecânica. Os demais produtos, inclusive a pasta são coadjuvantes nesta remoção mecânica.

1. Quantas vezes devemos escovar os dentes? – O certo, o correto, é a gente ter uma higienização após cada uma das refeições, então escovar três vezes ao dia seria o melhor dos mundos, seria o ideal. Antes de dormir, talvez seja esta a mais importante higienização. Falamos aos nossos pacientes que o ideal não é uma escovação, mas uma “faxina” bucal que elimine o máximo de placa possível para que ela não possa evoluir para uma cárie ou para uma doença bucal.
  2. A importância de cuidar bem dos dentes – A relação da boca com o resto do organismo tem uma função muito grande, fácil de entender: Mulheres grávidas que apresentam doença periodontal, pesquisas mostram que aumenta em muito a chance de nascimento de prematuros, enquanto que várias patologias periodontais aumentam o risco de doenças cardíacas também, então, mostrando que as bactérias, quando caem no sistema circulatório, podem vir a atingir outros órgãos do corpo humano.

Se você gostou da dica, pode assistir a entrevista Clicando Aqui.