Dente do siso, mitos e verdades.

O terceiro molar ou dente do juízo, como é mais conhecido, é chamado assim porque nasce entre os dezoito a vinte cinco anos.

Existem vários mitos arredor deste dente como, por exemplo, que ele deve ser removido sempre, ou que a extração dele é sempre muito sofrida, que ele “empurra “os outros dentes da arcada ou que ao nascer a dor é insuportável.

Entretanto podemos dizer que destas afirmações algumas são realidade, mas não é regra.

Se o posicionamento dele estiver correto na boca com a sua função mastigatória certa, ou seja, ocluindo com o seu par superior ou inferior, não há por que extrai-lo.

Agora se um deles já foi extraído por algum motivo ou o antagonista não erupcionou, ai sim é recomendada a extração do seu par, seja superior ou inferior.

Outro mito muito frequente e que ele empurra os dentes da arcada onde esta nascendo, mas não existem evidencias cientificas que o comprovem, o que acontece é que os dentes se movimentam por um mau posicionamento na arcada ou por uma má oclusão.

Com respeito à dor podemos dizer que como ele esta num lugar de difícil acesso para a escova acabamos negligenciando sua limpeza e por este motivo muitas vezes temos uma inflamação da gengiva a sua volta chamada de pericoronaritis que produz uma dor intensa.

Devemos considerar também que no dente do siso não é recomendado a feitura de um tratamento endodôntico ou canal, então quando a doença carie se instala devera ser removida de imediato, evitando assim a extração desnecessária do mesmo.

No caso de ser necessária sua remoção, nos da Domo Odontologia, recomendamos antibiótico terapia para diminuir as possíveis complicações e para ter um pôs operatório sem dor ou inchaço.

O terceiro molar é um dente em extinção segundo algumas teorias entre elas a evolucionista e a nutricional, porque segundo a primeira o nosso cérebro esta aumentando de tamanho, o que faria diminuir o restante do rosto, e a segunda considera que a nossa dieta, cada vez mais mole, estaria prejudicando o crescimento mandibular, restando assim menos espaço para o terceiro molar.

Entretanto existem evidencias cientificas que mostram que o terceiro molar é uma fonte de células mesenquimais, que são as células que produzem outras células o que é um fato extremamente importante para a formação de novos órgãos, entre eles o fígado e o coração entre outros.

Provavelmente este ponto pertence ao futuro, mas consideramos que um futuro não tão distante.

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×