Como o diabetes interfere nas cirurgias odontológicas?

 

1-DIABETES

O tratamento do Diabetes consiste no controle da glicemia, ou açúcar no sangue, que pode depender do uso de medicamentos, insulina, prática de atividade física e alimentação correta.

O Diabetes descompensado, ou mal controlado, pode interferir e até impedir e realização de uma cirurgia ou procedimento odontológico, desde as cirurgias menores como extrações ou tratamento periodontal (gengiva) ate as cirurgias mais avançadas como levantamento de seio maxilar, enxerto ósseo, implantes  e zigomático, sobretudo devido à dificuldade de cicatrização decorrente de altos níveis de açúcar no sangue. A glicemia elevada dificulta o fechamento do corte, a formação de novos tecidos e a recuperação do local operado, aumentando as chances de infecção e outras complicações.

A orientação nutricional destes pacientes é importante para ajudar no controle glicêmico e possibilitar a realização do procedimento odontológico, proporcionando maior segurança para o paciente e para o profissional, antes, durante e depois do procedimento.

O segredo do controle da glicemia é mantê-la no nível mais próximo do recomendado (entre 70 e 99 mg/dL em jejum, e até 140 mg/dL após as refeições), a maior parte do tempo possível. Para isso, recomenda-se:

  • Fazer pequenas refeições ao longo do dia ao invés de ingerir grandes quantidades de uma só vez;
  • Evitar alimentos ricos em açúcar refinado, como doces, chocolates, refrigerantes, sorvetes, sucos industrializados e sobremesas. Se for consumi-los, optar sempre pelas versões sem açúcar, (diet ou zero), e substituir o açúcar pelos adoçantes dietéticos;
  • Evitar alimentos que contenham amido de absorção rápida, como arroz branco, macarrão, pães brancos, pão francês, biscoito cream cracker, batata e mandioquinha. O amido destes alimentos transforma-se rapidamente em glicose depois de ingeridos, causando picos de glicemia. O ideal é consumir estes alimentos nas versões integrais, em quantidades moderadas;
  • Preferir alimentos ricos em fibras, que retardam a absorção da glicose, e portanto evitam picos de glicemia, como: salada de folhas, verduras cozidas, feijão, lentilha, castanhas, nozes, sementes, arroz integral, massas integrais e pão integral;
  • Preferir as frutas inteiras ao invés dos sucos de frutas, principalmente os sucos naturais de laranja e manga, pois contêm muita frutose (um açúcar presente naturalmente nas frutas). É preferível comer uma laranja inteira ou 1 pedaço de manga, por exemplo.

Além dos cuidados com a alimentação, o controle do Diabetes envolve também a prática da atividade física regular e o uso correto dos medicamentos prescritos pelo médico. Com o controle glicêmico em ordem, é possível passar por qualquer procedimento cirúrgico com mais segurança e menor risco de complicações e infecções.

Lia Buschinelli
Nutricionista
mL Pensando Saúde
CRN-3 26.028

 

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×