Como escolher a escova de dente

post_3003-5304

O prestigiado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, realizou em 2003 uma pesquisa para saber a opinião sobre qual o invento mais importante já desenvolvido, para surpresa geral a maioria dos entrevistados apontou a escova dental como o mais importante invento da Historia.

A preocupação com a limpeza dos dentes e o mau hálito é ancestral ao ponto dos egípcios a cinco mil anos atrás, já terem um artefato que poderia ser visto como a mais antiga de todas as escovas de dente.

Ela consistia em um galho de planta que teve toda a sua extremidade desfiada para que desta forma, as suas fibras atuassem como cerdas.

Por volta do século IV a.C, o medico grego Diocles de Caristo já receitava aos seus pacientes folhas de hortelã para melhorar o mau hálito, esfregando-as nos dentes e gengivas.

Por volta de 1490 os chineses inventaram um rustico modelo daquilo que já podemos chamar de escova dental.

As escovas como as conhecemos hoje, foram criadas em 1930 e a popularização do produto foi somente após a Segunda Guerra Mundial.

A limpeza dos dentes se realiza por ação mecânica e é a escova dental quem produz a quebra e desestrutura da placa de biofilme ou placa bacteriana.

Esta placa se deposita sobre todos os dentes e principalmente entre os pré- molares e os molares que são os dentes cuja função é a mastigação.

E muito importante que a escova limpe um ou dois dentes por vez e que permita o acesso aos dentes posteriores com a mesma efetividade que os dentes anteriores, portanto para que isto aconteça à cabeça da mesma deve ser pequena.

Outro ponto muito importante é que as escovas devem ter cerdas macias e homogêneas, ou seja, todas do mesmo tamanho e com acabamento arredondado, isto facilita a limpeza sem ferir os tecidos vizinhos aos dentes, riscar o esmalte ou provocar retrações gengivais que podem deixar a raiz do dente exposta e sensível a estímulos como alimentos frios, quentes ou doces.

No que se refere ao cabo ele deve fornecer uma boa empunhadura para garantir desta forma uma boa execução dos movimentos e ser de preferencia reto.

Existem no mercado escovas elétricas que são uma excelente opção para pessoas com algum tipo de deficiência motora.

Não devemos esquecer-nos de limpar também a superfície da língua, que pode ser higienizada com a própria escova ou com limpadores de plástico indicados para este fim.

E recomendado que ao terminar a escovação se limpem as cerdas com agua e uma solução de clorexidina 0,12% e que a mesma seja guardada longe do vaso sanitário.

Outro aspecto muito importante que devemos levar em consideração é quando trocar a escova, e para isto é fundamental que, no momento em que as cerdas estiverem tortas e amassadas ou após três meses de uso, as mesmas sejam trocadas já que as cerdas perdem a sua eficácia com o processo de fadiga.

O que você procura?

O que você procura?

Posts recentes

Olá!

Bem vindo(a) ao atendimento personalizado Domo Odontologia

Atendimento Domo Odntologia
5511985550170
Domo Odontologia Chat Whatsapp
Olá! Como podemos ajudá-lo?
×