O Câncer Bucal assim como todos os tipos de câncer compartilham de uma característica fundamental: o crescimento anormal das células.
O nome “câncer” teve a sua origem na Grécia antiga, por volta de 400 a.C.
O tumor com os vasos sanguíneos inchados a sua volta fez Hipócrates, pai da medicina, pensar num caranguejo enterrado na areia com as patas abertas em circulo, assim como a superfície endurecida e desbotada do tumor lembra a dura carapaça do corpo do caranguejo, e a dor se parece a uma mordida das suas fortes tenazes. (fonte: O Imperador de todos os Males)
Podemos dizer que 90% dos tumores malignos relacionados ao sistema estomatognatico são de origem epitelial, ou seja, se manifestam inicialmente no epitélio de revestimento e de forma localizada.
Estas constatações afirmam de forma segura que tais problemas poderiam ser evitados ou pelo menos diagnosticados e detectados em um momento inicial do seu processo evolutivo de modo a possibilitar ações terapêuticas eficazes com consequente prognóstico favorável.
Os fatores que podem alterar o prognostico são:
- Tipo de tumor
- Sede anatômica do tumor
- Se ele é primitivo de cavidade bucal ou metástase de tumor de outra região anatômica
- Dependendo do seu estado clinico.
- Apresentou recidiva após o tratamento
- Idade
- Sexo
- Estado geral do paciente
- Condição psíquica
- Condições relacionadas com a efetividade dos recursos terapêuticos disponíveis.
No câncer primitivo de cavidade bucal, quando o tumor ainda esta restrito a uma pequena área, a curabilidade é extremamente alta. Entretanto podem ocorrer na boca metástases de tumores sediados em outras regiões anatômicas em estes casos o prognostico é extremamente reservado. Quanto antes se fizer a descoberta e o tratamento, tanto melhor será o prognostico da doença.
Lembramos que os tumores chamados iniciais são aqueles classificados pela União Internacional de Luta contra o Câncer com dois centímetros ou menos, no seu maior diâmetro, situados apenas numa região anatômica, e, evidentemente, sem metástases regionais e ou a distancia.
Fonte: Câncer Bucal. (A.F.T.Garrafa)