Ligue (11) 3073-0010 . 3060-9598

98555-0170 WhatsApp

A Importância da Língua na Vida Humana

Categoria: Blog

a-importancia-da-lingua-na-vida-humanaA língua é um órgão que participa de algumas das funções mais importantes da vida humana, sendo elas:

  • Fala: sem ela seria impossível nos comunicar socialmente;
  •  Mastigação e Gustação: sua superfície superior é coberta por papilas gustativas que nos dão as sensações gustativas primarias, que são: doce, salgado, amargo e ácido;
  •  Deglutição: ou o ato de engolir alimentos;
  •  Sucção.

Estes pontos, tão essenciais à vida humana, serão desenvolvidos um a um para que tomemos consciência da importância dos mesmos.
Mas hoje, vamos falar da anatomia da cavidade oral, o que nos permitirá entender um pouco mais sobre a língua, seu posicionamento e suas funções.

A cavidade oral é a porta de entrada ao nosso organismo e faz parte do sistema digestivo, sendo também, uma via de acesso para o sistema respiratório.
A cavidade oral é dividida em duas partes:

  1.  O vestíbulo da boca;
  2.  Cavidade bucal propriamente dita.

O vestíbulo da boca é o espaço entre a face vestibular (externa) dos dentes, a gengiva e as bochechas, e a cavidade oral propriamente dita é o espaço entre a face palatina (interna) dos dentes e dos maxilares superior e inferior.

O teto da cavidade oral é formado pelo palato sendo o piso da mesma ocupada inteiramente pela língua.

A ponta da língua em repouso toca a parte interna dos dentes anteriores ou incisivos e o seu dorso fica apoiado na curvatura do palato.

A língua é o único musculo voluntário do corpo humano que não fadiga e seus movimentos são regidos pela musculatura extrínseca que nos permitem projetar a língua para fora da cavidade oral, traze-la de volta e mantê-la próxima ao assoalho quando esta em repouso.

Em casos de fratura de mandíbula a língua poderá perder a fixação dos músculos, nestes casos devemos tomar muito cuidado para que a língua, ao não ter a sua fixação, vá para o fundo da cavidade oral fechando a orofaringe, o que pode resultar em morte por asfixia.

O palato e o assoalho da cavidade nasal é o teto da cavidade oral. Possui duas partes, uma óssea, o palato anterior e outra musculo membranácea, o palato posterior.

Na sua parte posterior a cavidade oral se comunica com a faringe.

 

Compartilhe:

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Relacionadas

Ligue (11) 3073-0010
Domo Odontologia